O DEUS DOS NOSSOS DESEJOS

10 fevereiro, 2009

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Tg 4:6

Existem pessoas que sempre atribuem a Deus a realização de seus sonhos e satisfação das suas necessidades, desde o emprego até a nova paixão, futuro companheiro etc. Essas mesmas pessoas quando perdem essas coisas ficam confusas e atribuem também a Deus uma falta de cuidado e desleixo com as mesmas, como se fossem elas filhas de segunda classe do Pai das Luzes. Dizem: "mas eu agradeci o emprego obtido (não por mérito mas de forma irregular) como uma bênção do Senhor, fiz até culto de ações de graça". Outro pode dizer: "Finalmente achava que tinha encontrado a mulher da minha vida. É certo que ela achava Deus um mito, uma muleta para fracos, e não queria nada com ele. Mas ela me queria como ninguém jamais tinha feito igual (nem a minha ex com toda a sua santidade religiosa), me senti amado como a muito pedira a Deus. Orei e senti paz por estar tão feliz, logo achei que Deus era quem estava me dando aquela mulher".

Essa paz não tem nada a ver com aquela que excede todo o entendimento descrita na bíblia. Atos de injustiça não se justificam simplesmente porque beneficiam "filhos de Deus". O atendimento de necessidades sejam elas básicas, relacionais ou afetivas não está relacionado de forma alguma a Deus se isto não o glorifique de alguma forma. Se Cristo tivesse obedecido a Satanás na tentação do monte e transformado pedras em pão sua necessidade (fome) teria sido suprida mas quem teria sido glorificado?
O Deus que creio não se relaciona conosco a partir das nosssas necessidades mas a partir de sua própria natureza e objetivos para humanidade. Entre eles está o conhecimento dele próprio, o estabelecimento do seu reino ou senhorio sobre as nossas vidas, e o estabelecimento dos valores do reino (justiça, paz e alegria) no viver cotidiano e na sociedade como reconhecimento da sua existência e misericórdia para com a humanidade. Somos servos e o que recebemos dele, recebemos por graça.
E quanto as nossas necessidades? "Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração "diz o salmista, mas muito cuidado nessa hora. É preciso discernimento. O fruto do conhecimento do bem e do mal nos é oferecido diariamente em troca da árvore da vida que vem do próprio Deus, a qual tinhamos acesso no jardim, e que está nos prometida de forma absoluta e permanente na eternidade. O que estou dizendo é que nem tudo o que nos é apresentado como benção pode ser imediatamente atribuido aos céus. Para que tenhamos certeza disso a paz interior pode não ser suficiente pois podemos enganar a nós mesmos de tanta vontade de realizar ou ter aquilo. É preciso coragem para examinar as escrituras e aceitar a direção de Deus para além do que queremos. E isso é um papel de cada um de nós diante das escolhas da vida.
Depois não adianta nos fazermos de Jó, como se Deus estivesse nos testando ao nos tirar tudo o que deu. Creio que Deus permite que pelo livre arbítrio tomemos decisões na vida e soframos as consequências das mesmas, sejam boas ou más. Quando porém direcionamos nossas vidas para as sua vontade ele nos orienta nas nossas escolhas. Quando o centro das nossas preocupações são os nossos próprios desejos ele nos deixa fazer o que queremos, como o filho pródigo, aguardando o dia em que reconheçamos o seu amor e a nossa incapacidade de sermos felizes, sem incluí-lo no nosso projeto de vida.
Sartre já dizia que o importante não é o que a vida faz com a gente mas o que nós fazemos com isso. Quem entende a realidade de Deus como algo objetivo em sua vida procura saber qual o plano dele no tocante as coisas do reino e crê que tudo o mais, relacionado a sua vida pessoal lhe será acrescentado, dia a dia, segundo a sua vontade.

Amém.

Ido Alves


0 comentários:

Postar um comentário



Clique aqui e saiba como contribuir para que o sinal da TV seja aberto a todos; e assim, o Evangelho da Graça de Jesus seja anunciado a milhares e milhares de pessoas por todo o mundo.

Gadget feito do site Bíblia Online

Quarto de Oração

Este é um espaço - ainda que virtual! - para fomentar a experiência de crescermos juntos em oração pelas necessidades de cada um. Digite seu email:

  © Blogger template remasterizado por S.A Mazaroto 2009

Back to TOP