Amor é graça

06 maio, 2009

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Rm 5:8

Arnaldo Jabor tem uma frase de uma de suas crônicas que eu gosto muito. Diz o seguinte:

"Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso".

Ouvi-o dizer isso no radio e desde então não me esqueci. Acho que acrescentou ao texto original essa frase pois quando procuramos na internet essa crônica nem sempre ela aparece. Como aqueles acréscimos encontrados nos textos bíblicos essa frase parece ter a intenção de sumarizar ou explicar o que foi dito, mas acaba sendo de uma profundidade que transcende o próprio texto.

Minha formação cristã me levou ao livro de Romanos, pois acho particularmente que o que Paulo diz ali vai de encontro a necessidade de amor do homem exposta por Jabor. Lá é dito que Deus nos amou quando éramos ainda pecadores. Deixamos de ser por conta do seu amor? Não no sentido de que a nossa natureza carnal que tende ao pecado tenha se extinguido mas que foi plantada em nós uma nova natureza, conforme é dito em II Pe 1:4, que nos faz buscar o amor como retribuição a quem nos amou primeiro. Mas quando ele nos amou não o amávamos assim. Não queríamos saber dele. Amávamos o pecado e as nossas próprias paixões. Hoje, isto é, aquele que está em Cristo não vive para si mas se alegra em viver para aquele que a vida foi oferecida em nosso lugar. Em outras palavras não temos mais alegria no pecado mas em fazer a vontade de Deus. Se pecamos, e esta consciência é nos dada pelo Espirito que em nós habita, nos entristecemos e nos arrependemos de imediato. Caímos mas logo nos levantamos pois temos como alvo a estatura do varão perfeito a ser atingida. Ele é o nosso modelo. E assim o cristão vive pela fé.

Tudo isso é conhecido e ensinado nas boas igrejas. O que as vezes não se percebe é que Deus está nos mostrando como se ama ao nos amar assim.

É relativamente fácil decidir amar quem nos ama também, quem admiramos, estamos apaixonados, quem nos sacia a fome de amor que todos temos. Amar a Deus depois da sua imensa demonstração de amor, quando nos conscientizamos disso, fica relativamente fácil. Daí Paulo nos dizer que o amor de Cristo nos constrange. Por isso nos revoltamos ou questionamos a Deus quando a calamidade, a tragédia, ou mesmo perdas de qualquer tipo batem à nossa porta, pois o nosso amor e gratidão dependem muito do que recebemos de quem amamos, e nesse caso, atribuímos a Deus todas essas coisas, mesmo que isso não seja completamente verdade.

Agora amar quando não somos amados, amar quem nos vira as costas, quem nos troca por outros (como no caso dos ídolos, coisa que acontece desde o antigo testamento), aí temos a descrição exata do amor com que fomos amados e com o qual Deus nos incentiva amar, dentro das nossas limitações e fraquezas.

Não é fácil, mas é o desafio daquele que entende e quer viver o verdadeiro amor.

Esse amor transforma quem ama e quem é amado e nada tem a ver com as nossas paixões egoístas. É preciso ter coragem para vivê-lo pois o risco da dor e da incompreensão é inevitável.

Não falo aqui de romance ou paixão que são, como falei, em si egoístas e só funcionam sob a égide da posse, da troca e do ciúme. A bíblia fala desse amor em Cantares, por exemplo, sendo este o amor dos casais. Mas falo do amor cuja segurança está no fato de se bastar e não depender do retorno de quem se ama. Se ama por e de graça!

Se esse amor fosse forte em nós as nossas relações e sentimentos seriam contagiados pelo mesmo.

Ilusão, utopia? Não, evangelho!

Sejamos cheios desse amor. Sejamos cheios de Deus e que ele nos ensine a amar!

Ido




0 comentários:

Postar um comentário



Clique aqui e saiba como contribuir para que o sinal da TV seja aberto a todos; e assim, o Evangelho da Graça de Jesus seja anunciado a milhares e milhares de pessoas por todo o mundo.

Gadget feito do site Bíblia Online

Quarto de Oração

Este é um espaço - ainda que virtual! - para fomentar a experiência de crescermos juntos em oração pelas necessidades de cada um. Digite seu email:

  © Blogger template remasterizado por S.A Mazaroto 2009

Back to TOP