Mantendo a integridade

29 abril, 2009

“Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se. Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.”

A perda e a dor advinda da mesma bem como toda a sorte de sofrimento que por vezes passamos nos fazem questionar a validade do andar com Deus. Qual a razão de se manter integro, de lutar contra nossa natureza ávida por paixão, de não satisfazer de forma descomprometida as demandas da carne se Deus não nos livra de passarmos por tudo isso? A história de Jó, como todas na bíblia, tem o intuito de nos ensinar verdades independentemente da mesma ter sido real ou não. O fato, é que em maior ou menor grau também experimentamos perdas e sofrimentos na nossa carne. Podemos literalmente perder aqueles que amamos em tragédias as quais estamos sujeitos ou mesmo perdermos os mesmos emocionalmente por meio de separações, traições, paixões etc. No entanto temos de Deus a missão de glorificá-lo com as nossas vidas, de aprendermos a ouvir a sua voz, de andarmos na luz, de vivermos na graça. Como negarmos a satisfação da nossa alma em prol de um compromisso com o evangelho se não enxergamos a benção de Deus de imediato nas nossas vidas? Quando celebramos vitórias na fé é fácil contagiarmo-nos com a esperança mas quando o quadro que se configura ao nosso redor é trágico, nosso companheiro ou companheira não nos quer mais, todos nos abandonaram e os recursos financeiros são escassos é difícil cantar a cântico de Habacuque:

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.” Hb 3:17-19

Nessa hora a única coisa que nos resta é a integridade. A decisão de não sucumbir a tentação de abandonar o projeto de vida pautado em Deus é tremendamente difícil de ser feita, mas é a única coisa que Deus espera que façamos nessa hora. O restante é por conta dele. Temos vários exemplos na bíblia dessa situação além do de Jó. Daniel, por exemplo, se determinou a não se contaminar com as iguarias do rei que subjugara à Israel sendo abençoado por essa decisão, como também não se prostrou a outros deuses o que lhe valeu uma experiência de livramento impressionante na cova dos leões. O mesmo aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abednego e a fornalha de fogo, episódio relatado no mesmo livro. Em última instância temos o exemplo do próprio Cristo que até confessou a sua vontade de não tomar o cálice que lhe era próprio mas que no fim obedeceu ao pai fazendo-lhe a vontade e tornando-se com isso o Salvador da humanidade.

A palavra diz que Jó recebeu em dobro tudo que perdeu mas o grande ganho da sua experiência foi o conhecimento que teve do próprio Deus.

“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” Jo 42:5

Sem Deus a integridade do homem é uma grande bobagem. A vida é curta e o prazer acaba sendo a única justificativa para a mesma. O sentimento de felicidade a razão da existência! Por ele fazemos o que for necessário.

Com Deus a felicidade toma a forma da comunhão com aquele que nos conhece e sabe dos desejos do nosso coração, mas nos disciplina a buscar o seu reino em primeiro lugar para depois nos acrescentar a cada dia a satisfação da nossa alma.

Ainda conservas a integridade? – a pergunta da mulher de Jó ressoa até hoje em nossos ouvidos.
Espero que o Senhor continue nos ajudando a responder afirmativamente a essa pergunta.

Amém
Ido
28/04/2009

http://pensandodeus.blogspot.com





0 comentários:

Postar um comentário



Clique aqui e saiba como contribuir para que o sinal da TV seja aberto a todos; e assim, o Evangelho da Graça de Jesus seja anunciado a milhares e milhares de pessoas por todo o mundo.

Gadget feito do site Bíblia Online

Quarto de Oração

Este é um espaço - ainda que virtual! - para fomentar a experiência de crescermos juntos em oração pelas necessidades de cada um. Digite seu email:

  © Blogger template remasterizado por S.A Mazaroto 2009

Back to TOP